Saiba quando o bebê começa a dormir melhor
Dez entre dez mães e pais de bebês recém-nascidos querem saber quando o bebê começa a dormir melhor para que elas possam dormir também.
Nesse caso, é preciso uma certa dose de paciência, já que o sono nessa fase da primeira infância ainda não é estruturado como o dos adultos.
Por isso, o melhor a fazer é se preparar para os desafios da maternidade e paternidade nessa época, principalmente para pais de primeira viagem.
Avance na leitura e entenda melhor o comportamento do seu bebezinho ao dormir.
Quando o bebê começa a dormir melhor?
O sono dos bebês é irregular, ou seja, eles não dormem muitas horas seguidas, como acontece com as pessoas crescidas.
Além disso, conforme o tempo passa, eles vão diminuindo a quantidade de horas dormidas, portanto, quanto mais novinho, mais tempo o bebê deverá dormir, embora não de forma contínua.
Não é que o bebê durma mal.
Os ciclos curtos de sono, em que ele dorme duas ou três horas, acorda e volta a dormir são normais nessa fase.
Entre o nascimento e os primeiros 3 meses, estima-se que os bebês durmam entre 14 e 17 horas por dia.
A partir dos 4 até os 11 meses, a quantidade de horas fica entre 12 a 15 e de 1 a 2 anos de idade, entre 11 e 14 horas.
Se quiser saber quantas horas os bebês devem dormir por dia e outras dicas, confira a tabela de sono do bebê aqui no blog.
Entendendo o sono do bebê
Como vimos no início do texto, o sono dos bebês ainda não segue um padrão, e o motivo para isso é que o seu sistema neurológico e o ciclo circadiano ainda em formação não tem definido um ciclo de sono e vigília.
Por esse motivo, é normal que os bebês durmam durante o dia, período em que tiram longos cochilos.
Isso não quer dizer que eles não durmam à noite, mas que, para completar a quantidade de horas mínimas de sono, eles precisam dormir mais horas.
A boa notícia é que essa fase de muitos despertares noturnos e sono “picado” durante o dia é curta.
Ou seja, dentro de algumas semanas os pais poderão voltar a dormir a noite toda.
Vale destacar que, dependendo do caso, o bebê pode precisar de estímulo para dormir, tanto de noite quanto de dia.
Como estimular o sono do bebê?
Não se esqueça de que o sono diurno é normal entre bebês até 3 meses, logo, se o seu pequeno não estiver dormindo bem ao longo do dia, tente estimulá-lo de alguma forma.
Veja a seguir algumas dicas nesse sentido:
- Amamentar antes de dormir: o leite produzido à noite é rico em melatonina, o hormônio do sono, que o bebê não produz nos primeiros dias de vida, ajudando-o a dormir melhor
- Reproduzir um ruído branco: os sons conhecidos como “ruído branco”, que acalmam os bebês, podem ser reproduzidos em momentos específicos do dia para melhorar a qualidade do sono
- Embrulhar o bebê: envolver o bebê com uma manta cria uma sensação de aconchego e lembra o útero, de modo que o sono pode chegar mais rápido
- Reproduzir o ambiente do útero: o ruído branco, semelhante aos batimentos cardíacos e pulsação de vasos sanguíneos pode fazer com que o bebê se sinta mais aconchegado, facilitando o sono
- Fazer massagem: além de acalmar o bebê, a massagem também alivia cólicas, contribuindo para um adormecimento mais tranquilo
- Trocar a fralda antes de dormir: uma fralda sequinha é essencial para uma boa noite de sono. Não deixe de trocar antes de colocar o bebê para dormir.
Com quantos meses o bebê dorme a noite toda?
Diferentemente do sono dos adultos, os bebês passam apenas por dois estágios de sono: o NREM, em que dormem mais tranquilos e com a respiração mais lenta, e o REM, em que ocorrem os movimentos oculares.
Embora isso possa variar de acordo com cada bebê, em geral a partir dos 3 meses os pequenos começam a dormir mais à noite do que de dia.
Em alguns casos, essa mudança de padrão pode acontecer apenas aos 6 meses.
Colchão de bebê ajuda a dormir melhor?
Sim, ajuda, desde que a espuma tenha a densidade adequada.
É bom saber quando o bebê começa a dormir melhor, até para você se planejar para voltar a ter o seu próprio descanso normal.
Conte com a Maxflex para voltar a ter noites de sono profundo e revigorante, em um colchão fabricado conforme a norma internacional de qualidade ISO 9001.