Saiba qual a melhor posição para dormir com gases e como aliviar o desconforto
Nada como encontrar a melhor posição para dormir com gases e evitar o desconforto causado por essa condição.
Quem dorme acompanhado precisa ter ainda mais atenção, pelo incômodo causado para si e para a pessoa ao lado.
Siga em frente na leitura, descubra a melhor posição e dicas para dormir melhor.
Qual a melhor posição para dormir com gases?
Os gases intestinais podem se tornar um problema na hora de dormir, principalmente para quem tem o hábito pouco saudável de comer logo antes de ir para a cama.
Por isso, a solução recomendada para evitar que isso aconteça é não comer perto da hora de dormir ou, se for o caso, prefira algo leve e que não provoque gases.
Se mesmo assim o incômodo surgir, a melhor posição para destravar o intestino é de lado, podendo até ser na posição fetal, com as pernas encolhidas.
Vale ainda colocar um travesseiro extra entre as pernas, reduzindo a pressão sobre o abdômen e para manter a coluna alinhada.
Como aliviar os gases para dormir melhor?
A maneira mais indicada de evitar os gases na hora de dormir, como vimos, é não se alimentar logo antes de ir para a cama.
Alguns alimentos são especialmente contra indicados para quem tem esse problema:
- Feijão, lentilha, grão de bico e outras leguminosas: contêm oligofrutose, um tipo de açúcar que não é digerido pelo intestino delgado e pode fermentar no intestino grosso, produzindo gases
- Vegetais crucíferos: brócolis, couve-flor, repolho e couve de Bruxelas contêm sulforafano, um composto que pode causar gases
- Frutas com casca: maçã, pêra e ameixa contêm pectina, um tipo de fibra que também pode fermentar no intestino grosso
- Laticínios: o leite e seus derivados contêm lactose, um tipo de açúcar que pode ser difícil de digerir para algumas pessoas, causando gases e inchaço
- Bebidas gasosas: refrigerantes, água com gás e outras bebidas gasosas podem aumentar a quantidade de ar no estômago e intestinos
- Alimentos gordurosos: alimentos ricos em gordura podem retardar o processo digestivo e aumentar a produção de gases
- Alimentos processados: boa parte dos alimentos processados contêm adoçantes artificiais, conservantes e outros ingredientes potencialmente flatulentos.
Mais dicas para dormir melhor
A alimentação é a base para ter mais energia e disposição, além de um importante fator a ser considerado pelos que precisam voltar a dormir bem.
Outro hábito que ajuda muito nesse sentido é a prática de exercícios físicos, sempre com orientação profissional.
Vale também evitar o consumo de bebidas estimulantes contendo cafeína, entre as quais as mais comuns são o café, chá preto, chá verde e chá mate.
E se mesmo com todos esses cuidados você ainda tiver dificuldade para pegar no sono, tente beber um calmante natural antes de se deitar, como os que já mostramos aqui no blog.
Para fechar com chave de ouro, tenha no seu quarto um colchão de alta qualidade, fabricado com as melhores espumas e molas ensacadas.