Quem sofre com a falta de sono pode sempre recorrer a exercícios para dormir melhor.
Como sugere artigo publicado pelo Hospital John Hopkins (em inglês), a atividade física é uma solução barata e relativamente rápida para solucionar o problema da insônia.
Por outro lado, cada pessoa tem seu gosto e o esporte que agrada a uns pode não ser do interesse de outros.
Então, se você tem dúvidas sobre esse assunto, prossiga na leitura porque pelo menos uma das nossas sugestões vai agradar!
5 dicas de exercícios para dormir melhor
Vale sempre destacar que, antes de realizar qualquer atividade física, é preciso conversar com o seu médico, principalmente se você tem algum problema de saúde ou condição limitante.
Com o aval de um profissional de saúde, aí sim, será o momento de escolher a atividade que se encaixa às suas preferências e à disponibilidade de horários e recursos.
Confira abaixo 5 sugestões que você pode começar a praticar hoje mesmo.
1. Corrida
A vantagem da corrida é ser um exercício que pode ser iniciado a custo baixo.
Basta um tênis e algumas roupas leves e você já tem o que precisa para começar.
Para quem não está bem condicionado, o ideal é fazer percursos curtos de no máximo dois quilômetros, em tempos entre 15 e 20 minutos, ou conforme as orientações de um profissional de Educação Física.
2. Caminhada
Pessoas idosas ou portadoras de problemas articulares podem ter restrições à corrida e a outras atividades de impacto.
A caminhada é uma alternativa nesses casos, desde que seja feita a um ritmo moderado.
O mesmo princípio da corrida se aplica a essa modalidade, portanto, vale começar com distâncias mais curtas, aumentando-as gradativamente junto com o tempo de exercício.
3. Musculação
A musculação é um dos esportes mais benéficos à saúde, desde que seja feita com controle, de preferência supervisionada por um treinador qualificado.
Assim como outros esportes, a prática de exercícios com pesos libera endorfinas, substância fundamental para o relaxamento antes de dormir.
Para pessoas acima dos 50 anos, a musculação é também a única saída para prevenir a sarcopenia, a perda de massa muscular que ocorre com o processo de envelhecimento.
4. Esportes aquáticos
Natação, pólo aquático e hidroginástica são algumas alternativas de esportes de baixo impacto para quem precisa se condicionar fisicamente e dormir melhor.
Por outro lado, pode ser necessário algum investimento para ter acesso a piscinas privadas, a opção mais segura para quem não se sente confortável para nadar no mar ou em rios e lagoas.
5. Yoga
Embora não seja exatamente um esporte, a yoga é um ótimo exercício para liberar endorfinas.
É muito indicada para relaxar e, em consequência, restaurar o sono.
Atenção: evite exercícios logo antes de dormir
Os exercícios para dormir melhor só são efetivos quando praticados durante o dia ou, no máximo, a duas horas antes de ir para a cama.
Isso porque, durante a atividade física, o organismo libera substâncias excitantes, como a adrenalina, que mantêm o corpo em estado de alerta.
Além dos exercícios, você também precisa de um colchão perfeito para dormir melhor.