Para 5,1% da população brasileira que sofre de alguma perda auditiva, achar como dormir com zumbido no ouvido é sinônimo de alívio e melhora na saúde.
Afinal, quem não dorme bem fica exposto a uma série de problemas, entre os quais o mau humor, perda de memória, falta de energia e, no longo prazo, depressão e ansiedade .
Veja neste texto o que fazer quando o zumbido constante atrapalha o sono, quais as possíveis causas desse problema e outras dicas para dormir melhor.
Como dormir com zumbido no ouvido?
Além do incômodo, o zumbido no ouvido retarda a chegada do sono , já que a perda momentânea da audição é uma das condições para adormecer. Veja o que fazer quando isso acontece:
- Investigue possíveis causas externas e elimine-as: excesso de café , tabagismo, álcool e exposição a ruídos são algumas delas
- Troque ou corte a medicação: alguns antidepressivos e anti-inflamatórios podem agravar ou levar à ocorrência de zumbidos. Converse com o seu médico
- Substitua o som do zumbido: reproduzir ruído branco em volume moderado disfarça o zumbido, ajudando a dormir.
O que causa o zumbido no ouvido?
Há diversas possíveis causas para o zumbido insistente no ouvido, que pode ser classificado de quatro formas:
- Zumbido somático
- Zumbido neurossensorial
- Zumbido objetivo
- Zumbido subjetivo.
Veja a seguir as possíveis causas para esses tipos de zumbido e como eles podem ser tratados conforme o caso.
Excesso de cera no ouvido
Embora a cera tenha uma função protetora, se acumulada nos canais auditivos, pode vedar o conduto auditivo externo, reduzindo a audição.
O quadro pode evoluir, levando ao zumbido.
Nesse caso, o problema se resolve se o excesso de cera for removido.
Doenças cardiovasculares e neurológicas
A audição depende da comunicação entre o cérebro e o ouvido, que por sua vez depende da boa circulação sanguínea.
Por isso, certas doenças neurológicas ou cardiovasculares, como a hipertensão, podem impedir ou retardar essa comunicação, gerando zumbido.
Perda auditiva
Em boa parte dos casos, o zumbido decorre da perda da audição que acontece com a idade, causada por lesões ou por exposição a ruídos em altos volumes por tempo prolongado.
Depressão
Por ser uma doença que afeta a neuroquímica, a depressão pode levar a danos no ouvido, em função das alterações nos níveis de neurotransmissores importantes no processo auditivo.
Exposição a sons muito altos
Quem utiliza fones de ouvido por muitas horas, tem o hábito de escutar música em volume alto ou está exposto a ruídos constantes sem uso de EPI se expõe a possíveis problemas de audição, e o zumbido é um deles.
Infecções e inflamações no ouvido
Otites, processos inflamatórios e infecciosos podem causar lesões, perda auditiva, dores e zumbidos.
Na maioria dos casos, se a enfermidade for curada, os sintomas desaparecem.
Outras dicas para dormir melhor
Descobrir como dormir com zumbido no ouvido é o primeiro passo para noites de sono tranquilas.
Além disso, você precisa também contar com um colchão de qualidade, com a densidade de espuma adequada às suas medidas e um travesseiro que proporcione apoio para o pescoço.
Tudo isso você encontra na Maxflex, que fabrica colchões com látex 100% natural, com até 7 zonas de conforto para cada parte do seu corpo.