Pode parecer que não há como dormir com ansiedade, considerando que um dos traços desse distúrbio é a agitação constante.
Porém, com algumas técnicas simples, é possível amenizar o estado ansioso, pelo menos na hora de ir para a cama.
Vamos falar sobre elas neste texto imperdível para quem sofre desse mal que afeta milhões de brasileiros.
Acompanhe!
Como dormir com ansiedade? 4 dicas para controlar a condição
O Brasil é o país com a maior população ansiosa do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
São mais de 18 milhões de pessoas sofrendo com algum tipo de transtorno de ansiedade.
Por se tratar de um problema cujo principal sintoma é a agitação mental, a ansiedade tem também a insônia como um sintoma secundário.
Vamos ver como amenizar esse problema com 4 dicas simples e ir em busca do sono perfeito.
1. Desabafe
Um remédio sem contraindicação e acessível a praticamente todos que sofrem de ansiedade é o bom e velho desabafo.
Afinal, muito do estado ansioso se deve à falta de confiança que a pessoa tem em si mesma e, consequentemente, em outras pessoas.
Por isso, escolher alguém de confiança para colocar os problemas para fora pode ter um efeito terapêutico, aliviando a ansiedade no geral.
Melhor ainda se for um terapeuta profissional.
2. Liste os problemas por escrito
Outra medida simples que você pode adotar para reduzir o estresse gerado pela ansiedade é escrever tudo aquilo que está deixando você ansioso agora, inclusive se não houver uma razão aparente.
Isso pode ajudar a encontrar uma solução não apenas para os problemas envolvidos como para a própria ansiedade.
3. Planeje o dia seguinte
Aproveitando o embalo da dica anterior, você pode ainda planejar o que fazer no dia seguinte para aliviar a carga emocional causada pelos problemas.
Em certos casos, a ansiedade nem tem um motivo real, então, organizar os pensamentos pode ser uma válvula de escape, ajudando a enxergar a situação como ela realmente é.
4. Tome um calmante natural
De qualquer forma, há também os casos em que a ansiedade torna-se crônica a ponto de a pessoa não conseguir mais discernir qualquer solução no nível do planejamento pessoal.
Assim, uma alternativa que pode ajudar a dormir, mesmo com ansiedade, é tomar um calmante natural logo antes de ir para a cama.
4 dicas de saúde mental para melhorar a ansiedade e o sono
Ainda melhor do que saber como controlar a ansiedade na hora de dormir é evitar que essa doença comportamental se estabeleça em primeiro lugar.
Lembrando que a automedicação deve ser sempre evitada, já que os ansiolíticos são remédios controlados por gerar dependência no médio prazo.
Confira então o que você pode fazer para manter sua mente sempre tranquila.
1. Exercícios físicos
Além de fazer bem à saúde, melhorando a condição cardiorespiratória e o metabolismo, a prática de esportes é também excelente para estabilizar o humor.
Isso porque, ao fazer exercícios, a pessoa libera dopamina e endorfina, neurotransmissores essenciais para alcançar um estado físico e mental mais relaxado, o que é fundamental para dormir.
2. Meditação
Nem só de cuidados com o corpo vivem as pessoas.
Tão importante quanto a saúde física é a saúde mental, que pode ser aperfeiçoada com a prática da meditação.
Por outro lado, meditar pode ser bastante desafiador para alguns, considerando a natural dificuldade que é “não pensar em nada”.
Uma alternativa nesse caso é recorrer à meditação guiada, que pode ser feita com o apoio de vídeos em canais especializados no Youtube e plataformas de streaming.
3. Orientação médica
A ansiedade é uma doença (CID-10 F41.1) e, como tal, demanda tratamento médico nos casos crônicos.
Somente um especialista, de preferência um neurologista, pode prescrever ansiolíticos e outros medicamentos controlados para o controle dessa enfermidade.
Vale destacar que os remédios para a ansiedade podem gerar uma série de efeitos adversos e, por isso, o acompanhamento médico é indispensável.
4. Psicoterapia
Enquanto doença psicocomportamental, a ansiedade pode ter causas difíceis de detectar sem uma avaliação minuciosa do paciente.
Por isso, é altamente recomendado o tratamento psicológico, podendo ser em consultas individuais ou em terapia de grupo.
A ideia é que, ao externar possíveis traumas, medos e fobias, a pessoa se liberte da influência do medo, superando assim as suas ansiedades.
Mais dicas para dormir melhor
Saber como dormir com ansiedade é algo bastante desafiador, então quanto mais informação, melhor.
Aqui no blog da Maxflex você sempre tem acesso a dicas para dormir melhor todas as noites.