Os sintomas de ácaros no colchão chamam a atenção para um problema que afeta cerca de 30% da população brasileira: as alergias respiratórias.
É o que diz uma pesquisa publicada pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH), que revela que, dessa parcela, um quarto sofre de rinite alérgica.
Boa parte desse problema se deve à falta de cuidados com limpeza e higiene, principalmente em um item presente em quase todos os quartos brasileiros, o colchão.
As pessoas que sofrem de problemas respiratórios têm, via de regra, uma exposição muito maior aos ácaros, insetos microscópicos que vivem em ambientes empoeirados.
Eles podem se esconder em praticamente qualquer lugar que seja escuro e que tenha poeira.
Desde a roupa de cama até as cortinas e os colchões, não há lugar dentro de uma casa que seja úmido que eles não possam se abrigar.
Esses inimigos da saúde respiratória e do bem-estar precisam ser combatidos, e é para ajudar você nessa missão que contamos neste texto como fazer isso.
Siga em frente e descubra como minimizar a presença dos ácaros em sua casa.
Ácaros no colchão: sintomas do problema
Os ácaros são pequenos aracnídeos que podem desencadear uma série de sintomas quando presentes no ambiente ou em contato com humanos e animais.
Os principais sintomas associados à presença de ácaros incluem reações alérgicas, como coceira intensa na pele, erupções cutâneas e urticária.
Algumas pessoas podem desenvolver sintomas respiratórios, como espirros frequentes, coriza, congestão nasal, tosse seca e dificuldade respiratória, especialmente em indivíduos com asma ou outras condições alérgicas preexistentes.
Outros possíveis sinais são olhos vermelhos, lacrimejamento e coceira ocular.
Além disso, ácaros podem causar dermatite de contato, uma reação alérgica na pele após o contato direto com esses organismos.
Para evitar a exposição aos ácaros, é recomendado manter a higiene adequada, lavar roupas de cama regularmente, manter a casa limpa e fazer o possível para reduzir a umidade, especialmente em áreas propensas à infestação de ácaros.
No colchão, esses cuidados precisam ser redobrados.
Quais as consequências de ter ácaros no colchão?
A exposição a ácaros por pessoas alérgicas pode causar diversas consequências, algumas graves para a saúde tanto em curto quanto em longo prazo.
No curto prazo, os sintomas alérgicos podem ser debilitantes.
A coceira intensa na pele, erupções cutâneas, urticária, espirros frequentes, congestão nasal, tosse seca, dificuldade respiratória e coceira nos olhos podem causar desconforto diário e interferir na qualidade de vida.
A exposição contínua aos ácaros ao longo do tempo pode agravar a resposta alérgica, levando a complicações mais graves em alguns casos.
A asma é uma das principais preocupações causadas pela exposição crônica aos ácaros.
Pessoas alérgicas a ácaros têm maior risco de desenvolver asma e, quando já têm asma, a exposição contínua pode agravar os sintomas e a frequência de crises.
Além disso, a inflamação crônica causada pela resposta alérgica pode causar danos pulmonares a longo prazo.
Embora seja raro, em casos extremos, a exposição contínua e agravada aos ácaros pode, teoricamente, levar a complicações mais graves, como uma pneumonia oportunista em pessoas com sistema imunológico comprometido.
Como surgem os ácaros no colchão?
Os sintomas de ácaros no colchão são um motivo de grande preocupação até para pessoas que não sofrem de problemas respiratórios.
Como vimos, os ácaros são microorganismos pertencentes à classe Arachnida e estão presentes em diversos ambientes, incluindo colchões.
Eles se alimentam principalmente de escamas de pele humana e de animais, que são encontradas abundantemente em camas e estofados.
Os ácaros no colchão surgem devido a um conjunto de fatores favoráveis para sua proliferação.
O primeiro deles é a umidade, proveniente da transpiração noturna, podendo se intensificar um ambiente com pouca ventilação, proporcionando condições ideais para a multiplicação desses organismos.
Além disso, a presença de células mortas da pele, que são abundantes em roupas de cama e colchões, é uma fonte rica de alimento para os ácaros.
À medida que os ácaros se proliferam, seus excrementos e restos mortais acumulam-se no colchão ao longo do tempo, desencadeando alergias em pessoas sensíveis.
Os ácaros e seus subprodutos podem ser inalados durante o sono, o que leva ao desenvolvimento de reações alérgicas, como rinite alérgica e asma em indivíduos predispostos.
Como eliminar ácaros do colchão?
Embora não sejam visíveis a olho nu, os ácaros podem ser combatidos e eliminados com algumas medidas de higiene relativamente simples.
Confira:
- Lavagem frequente: lave a roupa de cama, incluindo lençóis, fronhas e capa protetora do colchão, em água quente (60°C ou mais) pelo menos uma vez por semana
- Exposição ao sol: coloque o colchão sob o sol por algumas horas, pois os ácaros não resistem ao calor e à luz solar
- Aspiração: use um aspirador de pó equipado com filtro HEPA para aspirar toda a superfície do colchão e outras áreas próximas, como o chão e cortinas
- Uso de capas antialérgicas: cubra o colchão e travesseiros com capas impermeáveis e antialérgicas, que impedem a entrada de ácaros
- Congelamento: se o colchão puder ser colocado no freezer, isso pode matar os ácaros. Verifique se o freezer é grande o suficiente e não contém alimentos que possam ser contaminados
- Produtos específicos: existem produtos no mercado, como sprays ou pós antiácaros, que podem auxiliar na redução da população de ácaros no colchão;
- Manutenção regular: mantenha uma rotina de limpeza adequada no quarto, evitando o acúmulo de poeira e umidade, para prevenir a proliferação de ácaros.
Conheça os colchões Maxflex
Os sintomas de ácaros no colchão são um problema e tanto, mas a partir do que vimos neste texto, está longe de não ter solução.
Uma forma de minimizar a presença desses bichos é dormir em um colchão feito com látex 100% natural e acabamento que facilita a limpeza e a higienização.
Assim são os colchões da Maxflex, fabricados com a mais alta tecnologia e qualidade comprovada com o selo ISO 9001:2015.
Durma em um Maxflex e tenha as melhores noites de sono da sua vida!