Recorrer à valeriana para dormir pode ser uma boa força extra quando o sono não vem.
Conhecida popularmente como valeriana selvagem, a Valeriana officinalis é rica em substâncias sedativas, como os ácidos isovalérico e valerênico, cujo potencial ansiolítico é amplamente documentado em pesquisas acadêmicas.
Dessa forma, ela é prescrita por médicos como um calmante natural, que pode até ser indicado para tratar da ansiedade e estresse.
Conheça melhor suas propriedades e de que forma administrá-las para ter noites de sono mais relaxantes.
Valeriana para dormir: vale a pena tomar?
Sim, se considerarmos seu elevado potencial sedativo, já reconhecido pela ciência.
Vale destacar que, em geral, a parte da planta utilizada com esse propósito é a raiz, usada para fabricação de cápsulas e chás.
Contudo, a exemplo de qualquer outro fitoterápico, a utilização da valeriana com fins medicinais deve ser sempre monitorada por um médico.
Isso se aplica principalmente para gestantes e pessoas que tenham algum tipo de sensibilidade aos compostos encontrados na planta.
Benefícios
As substâncias sedativas da valeriana são classificadas como sesquiterpênicas, que exercem ação tranquilizante.
Dessa forma, ela pode ser indicada como um composto natural contra a insônia, ajudando a aumentar a duração do sono e a sua qualidade.
Em certos casos, ela pode inclusive ser administrada com outros tipos de plantas medicinais, como a erva-cidreira ou maracujá, potencializando o efeito calmante.
Enquanto agente ansiolítico, a valeriana favorece a ação do neurotransmissor Gaba, fundamental para promover o relaxamento do corpo.
De quebra, ela ajuda ainda a melhorar a performance cognitiva, aumentando a capacidade de concentração.
Para as mulheres, a valeriana pode ser um “santo remédio" para aliviar os sintomas da TPM, reduzindo o mau humor e a irritabilidade.
Efeitos colaterais
Como toda substância sedativa, a valeriana deve ser administrada por períodos controlados de curta duração.
Se ingerida em excesso, ela pode levar a dores de estômago e de cabeça, irritabilidade e, em último caso, à inversão do seu efeito calmante, causando insônia.
Deve ser evitado o consumo de bebidas alcoólicas enquanto a valeriana estiver sendo administrada, já que essa mistura pode provocar tontura e sonolência.
Como tomar valeriana para dormir
Existem basicamente duas maneiras de tomar valeriana para dormir.
Uma, na forma de chá, que pode ser preparado da seguinte forma:
- Ferva 300 ml de água e misture uma colher de sopa de raiz seca de valeriana
- Deixe esfriar por cerca de 20 minutos, coe e beba a mais ou menos 30 minutos antes de ir para a cama.
A outra forma de ingestão é via cápsulas, cuja frequência pode ser de uma a três vezes por dia, em doses de 450 mg ou de 100 mg, conforme orientação médica.
Escolha um colchão Maxflex para dormir bem
Valeriana para dormir ajuda, afinal, é um remédio com poucas contraindicações para quem precisa equilibrar o sono.
Mais importante ainda é ter um colchão de qualidade que garanta o conforto e o apoio necessário para o corpo, não importa o peso.
Você encontra na Maxflex o colchão perfeito para você, já que nossos processos são certificados com o selo ISO 9001 de qualidade.