Entenda com quantos meses o bebê pode usar travesseiro
Pais que procuram saber com quantos meses o bebê pode usar travesseiro certamente vão evitar uma série de problemas para a criança.
Isso porque a maioria dos pediatras não indica o uso desse acessório para bebês muito pequenos, tendo em vista os riscos envolvidos (de acidentes a problemas de formação).
A seguir, saiba tudo sobre o assunto e descubra a idade ideal para um bebê começar a usar travesseiro.
Com quantos meses o bebê pode usar travesseiro?
A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que os bebês não usem travesseiros antes de 1 ano, ou seja, 12 meses de vida.
Até essa idade, o risco de sufocamento é alto, já que bebês pequenos não têm força suficiente para virar a cabeça caso seja necessário.
Sem contar que essa prática pode interferir no desenvolvimento da coluna, ao forçar a curvatura natural do pescoço do bebê.
Outro motivo para evitar travesseiros antes de um ano é que, até essa fase da vida, o pequeno crânio ainda em formação é muito sujeito a deformidades.
Com a moleira suscetível à mais leve pressão, o bebê pode vir a desenvolver plagiocefalia se permanecer deitado em uma mesma posição por muito tempo.
Além disso, por segurança, o berço do bebê deve ser firme, com um colchão plano e sem nenhum objeto que possa causar sufocamento, como travesseiros, edredons, protetores de berço e bichos de pelúcia.
Depois de 1 ano de idade o bebê pode dormir com um travesseiro, desde que seja fino e macio.
Ainda assim, vale observar se o bebê se adapta bem ao travesseiro e se não há sinais de sufocamento ou dificuldade para respirar.
Qual o travesseiro ideal para bebê?
Como vimos, o travesseiro para bebê deve ser macio e de pouca espessura.
Recomenda-se que ele não passe da altura de 3 cm, devendo ainda ser feito de material respirável, facilitando a circulação de ar.
Essa é uma forma de evitar sufocamentos, caso o bebezinho venha a deitar-se de bruços, com o rosto virado para baixo.
Existem inclusive travesseiros anti-sufocantes, com furos que garantem o fluxo respiratório, mesmo que o bebê fique com o rosto virado para o travesseiro.
Outra opção a ser considerada é o travesseiro com espuma de memória, especialmente indicado para evitar a plagiocefalia.
E para evitar que o bebê sufoque ao virar, os pais podem também colocar em volta do corpinho dele travesseiros de posicionamento, que ajudam a mantê-lo numa mesma posição.
Conheça o travesseiro para bebê Maxflex
Ficou claro com quantos meses o bebê pode usar travesseiro?
Conheça também o Travesseiro Látex Baby, da Maxflex, feito na medida certa para acomodar a cabeça e o pescoço do seu bebezinho com perfeição.
Ele tem furos na sua superfície justamente para garantir a plena respiração mesmo que esteja com o rosto virado para baixo.
Medindo 0,25 cm x 0,30 cm, essa é a escolha certa para dar mais conforto para seu reizinho ou princesinha, garantindo também a segurança dele ou dela.