Qual a melhor posição para dormir com a clavícula quebrada?
Encontrar a melhor posição para dormir com a clavícula quebrada pode ser difícil, mas não é impossível.
A imobilização realizada quando esse osso se quebra é por si só um complicador, já que ela impede que os movimentos normais dos braços sejam executados plenamente.
Veja neste artigo como fazer para minimizar o desconforto provocado até chegar o dia da retirada do imobilizador.
Melhor posição para dormir com a clavícula quebrada
A clavícula é um osso em forma de “S” alongado que se localiza bem na região dos ombros.
Sua principal função é conectar o esqueleto axial e a cintura escapular, bem como dar suporte para os ombros, ajudando na transferência de peso dos membros superiores.
Por isso, lesões como fraturas e quebras na clavícula são um grave empecilho para a mobilidade, demandando uma extensa imobilização.
Quando isso era feito com órteses de gesso, a pessoa tinha que imobilizar toda a região do peitoral, bem como o braço do lado afetado.
Era quase como se você estivesse usando uma armadura medieval, com todo o seu peso e restrições de movimentos.
Felizmente, a medicina evoluiu a ponto de permitir que a clavícula se recupere com órteses de plástico ou imobilizações bem mais discretas, envolvendo apenas as escápulas.
Seja como for, a recomendação dos médicos ortopedistas na hora de dormir é que a pessoa permaneça em decúbito dorsal, ou seja, de barriga para cima.
Deve-se evitar a todo custo dormir de lado, principalmente no que está a clavícula lesionada.
Importância do sono após fratura na clavícula
A recuperação de uma fratura depende de uma série de fatores, entre os quais está o sono de qualidade e a quantidade de horas adequada à faixa etária.
Dormir bem não só acelera a regeneração óssea como também é indispensável para manter o equilíbrio emocional e garantir que o dia seguinte seja produtivo.
Afinal, a privação do sono por longos períodos pode causar prejuízos à saúde mental e física.
Pessoas que sofrem lesões precisam ainda mais de um sono tranquilo, até para favorecer o trabalho regenerativo.
Nesse sentido, quem tem um osso fraturado precisa minimizar o desconforto de todas as formas possíveis.
Outras dicas para dormir bem com a clavícula quebrada
Além da melhor posição para dormir com a clavícula quebrada, existem outras medidas que você pode tomar para garantir noites de sono mais serenas:
- Travesseiro : o apoio para o pescoço e cabeça é fundamental para proteger as articulações nessa região, o que demanda um travesseiro na densidade de espuma certa
- Altura da cama : a altura da cama deve ser compatível para que, ao levantar, a pessoa lesionada não tenha que fazer esforço extra para alcançar o chão
- Controle da temperatura: imobilizações podem gerar desconforto também pelo aumento de temperatura na região afetada. Por isso, vale apostar em um condicionador de ar ou persianas nas janelas
- Colchão: não se pode dormir bem sem um colchão na densidade ideal e, para casais, com molas que impeçam o movimento de se propagar.
Na Maxflex , você encontra colchões fabricados com os melhores materiais e chancelados pelo selo ISO 9001 de qualidade.
Tenha noite de sono revigorantes em um Maxflex e melhore a sua qualidade de vida!