Não é de hoje que se questiona se o hábito de dormir à tarde faz bem.
Embora uma corrente de cientistas e pesquisadores do sono defenda o direito a uma sesta, há também aqueles que dizem que o sono diurno pode ser um vilão para a saúde.
No entanto, isso só acontece se o cochilo durante o dia durar mais de uma hora ou se, ao acordar, a pessoa sinta a chamada inércia do sono (aquela sensação de impotência ao sair da cama cedo demais).
É o que sugerem estudos comentados em publicação da revista Veja.
Por outro lado, não faltam evidências para apontar benefícios diversos desse hábito tão antigo quanto a própria humanidade.
Vamos entender se dormir à tarde faz bem realmente?
Dormir à tarde faz bem, afinal?
Sim, dormir à tarde faz bem, obrigado.
Isso se levarmos em conta o que dizem estudos e pesquisas de instituições renomadas.
Como veremos a seguir, eles sugerem que dormir à tarde, especialmente depois do almoço , pode ser uma verdadeira terapia, diminuindo o risco de doenças graves.
Além disso, vale relembrar que, para um adulto na faixa de 30 a 60 anos, recomenda-se entre 7 e 8 horas de sono por dia.
Dessa forma, aquele cochilo à tarde pode ser uma forma de compensar quando não se consegue dormir de noite a quantidade de horas ideal.
3 benefícios do sono da tarde
Controvérsias científicas à parte, o fato é que existem diversos estudos que apontam para os benefícios do sono vespertino para a saúde.
De acordo com eles, o segredo está em dosar o tempo dedicado aos cochilos que, em geral, devem durar em torno de 30 minutos.
Confira, então, de que forma o sono à tarde pode melhorar sua saúde e evitar certas doenças e complicações.
1. Diminui o risco de doenças cardiovasculares
Um estudo realizado pelo Hospital Universitário de Lausanne , na Suíça, traz importantes revelações a respeito do sono vespertino.
Depois de 5 anos monitorando o sono de um grupo de 3.400 voluntários na faixa etária entre 35 e 75 anos, eles fizeram uma descoberta importante.
A pesquisa revelou que uma ou duas sonecas à tarde por semana reduz em até 48% o risco de problemas cardiovasculares e de AVCs.
2. Faz bem para a memória e o raciocínio
Outro estudo, desta vez publicado no periódico Journal of the American Geriatrics Society , indica que uma sesta melhora a memória e o raciocínio em pessoas idosas.
Para a pesquisa, participaram 2.900 pessoas, todas chinesas e maiores de 65 anos.
3. Aumenta a energia e a disposição
Não é por acaso que, em países como a Espanha, a “siesta” é sagrada e nenhum estabelecimento comercial abre entre 13h e 15 horas.
Para os espanhóis, dormir depois do almoço é um hábito enraizado na cultura e também uma forma de recarregar as baterias para mais uma jornada de trabalho.
Dormir à tarde faz bem no colchão certo
Com tudo o que vimos até aqui, fica evidente que dormir à tarde faz bem.
Mas só se for no colchão certo, é claro.
Ele é fundamental para oferecer o conforto que você precisa para um sono de qualidade , seja durante o dia ou a noite toda.
A Maxflex assume o compromisso de estar ao seu lado nessa conquista.
Visite o nosso site e encontre o colchão ideal para você!