Como acordar cedo com disposição, considerando que nem sempre as causas para a falta de sono são claras?
Considerando que sete em cada 10 brasileiros estão dormindo mal, como aponta reportagem veiculada na TV Brasil, a tarefa mais importante é investigar por que o sono não vem e tentar agir sobre essas causas.
Se elas tiverem relação com algum problema de saúde, a providência a ser tomada é buscar ajuda médica.
Em boa parte dos casos, porém, a má qualidade do sono tem mais a ver com nossos hábitos e até com a maneira como organizamos o ambiente em que vamos dormir.
Veja a seguir o que fazer para melhorar suas noites de sono e, assim, acordar com mais energia.
Como acordar cedo com disposição: 5 dicas
Nosso sono é um processo fisiológico e, como tal, depende de certos fatores ambientais e também da qualidade dos nossos hábitos para funcionar bem.
Um organismo regulado e “calibrado” é um organismo sempre bem disposto.
É assim que deveríamos acordar todas as manhãs.
Quando isso não acontece, pode ser um indicativo de que estamos negligenciando certos cuidados básicos para dormir bem e usufruir dos benefícios de uma boa noite de sono.
Lembrando mais uma vez que acordar cansado pode ser sinal de problemas de saúde, como apneia do sono, ou mesmo de distúrbios neurológicos, cujo tratamento deve ser prescrito somente por um médico.
Para outros casos, você pode adequar suas rotinas e hábitos seguindo as dicas que vamos contar a seguir!
1. Ajuste seus horários
De acordo com estudo (em inglês) da Academia Americana de Medicina do Sono, um sono revigorante e de qualidade depende da constância dos horários para deitar e para despertar.
Pessoas que têm o hábito de dormir tarde precisam ficar atentas.
Ao programar o corpo para ficar acordado até altas horas, elas estão também se programando para acordar tarde na manhã seguinte.
Vale destacar ainda que, conforme sugere um estudo (também em inglês) publicado na revista Annals of Behavioral Medicine, o limite aceitável para uma pessoa adulta é de, no mínimo, seis horas de sono.
Com base nisso, procure sempre manter a regularidade nos horários de ir para a cama, até para manter o ajuste do seu próprio ciclo circadiano.
2. Procure relaxar na hora de dormir
O cérebro depende das condições externas ideais para entrar em estado de repouso e, assim, cumprir com todos os ciclos do sono.
Se na hora de dormir estamos tensos, preocupados ou agitados de alguma forma, acabamos por retardar o relaxamento indispensável para que o sono chegue.
Claro que todos nós temos nossas preocupações e, em muitos casos, é difícil controlar a ansiedade na hora de dormir, que é quando as lembranças vêm com mais intensidade.
Para evitar que essas tensões afastem o seu sono, você pode buscar o efeito relaxante da meditação.
Ou, se preferir, pode registrar suas preocupações em um papel ao lado de possíveis soluções a serem adotadas no dia seguinte.
3. Evite o celular
A luz da tela do celular retarda a produção de melatonina, um hormônio secretado pela glândula pineal que faz com que o cérebro “desligue” para dormir.
Além disso, os estímulos do celular podem levar a um estado de atenção que prejudica o sono, dificultando a sua chegada.
Então, o melhor a ser feito é deixar o telefone longe da cama na hora de dormir.
4. Cuide da alimentação
Ir para a cama de barriga cheia ou assaltar a geladeira na madrugada é uma má ideia para quem precisa dormir e acordar no outro dia com disposição.
Isso sem contar que, quando não temos horários regulados para nos alimentar, provocamos uma bagunça no sistema digestivo, que passa a trabalhar até mesmo à noite.
Com essa sobrecarga, o metabolismo continua acelerado e, assim, o sono não vem ou é de má qualidade.
Isso sem contar a sua dieta que, quanto mais rica em gorduras e alimentos processados, mais contribui para a falta de sono.
5. Pratique exercícios
Aliada à alimentação regrada e balanceada, a prática de exercícios é uma das formas mais eficazes de regular o sono.
Correr, nadar ou praticar exercícios em grupo faz com que o corpo produza endorfina e dopamina, essenciais para levar a um estado de relaxamento.
De qualquer forma, não deixe de procurar o seu médico antes de praticar qualquer esporte, principalmente se tiver algum problema de saúde.
Renove sua disposição ao dormir no colchão ideal
Agora que você sabe como acordar cedo com disposição, falta só conhecer o seu aliado número 1 para uma noite de sono energizante: o colchão.
Durma bem para acordar com todo o gás em um colchão Maxflex, produzido com látex 100% natural e em até seis tamanhos padrão para acomodar você com perfeição.
Conheça nossos produtos e volte a dormir bem!