Não chega a ser uma novidade que celular tira o sono, embora, em certas situações, ele possa até ser usado como um aliado para que se consiga dormir melhor.
Contudo, essa é a exceção que confirma a regra, já que os smartphones normalmente exercem uma influência negativa para a duração e a qualidade do sono.
Trata-se de um problema ainda mais sério se considerarmos que um terço dos brasileiros sofre de insônia, sem contar aqueles que reclamam de dormir mal, praticamente mais um terço.
Confira neste artigo o que acontece com o seu organismo quando você usa o celular na cama ou perto da hora de dormir e evite os males associados a esse hábito.
Celular tira o sono?
Sim, como indica esta pesquisa (em inglês) da Universidade de Leuven, na Bélgica.
Entre os efeitos prejudiciais ao sono (e à saúde), os pesquisadores destacam:
- ◦ Menos horas de sono
- ◦ Demora para o sono chegar
- ◦ Sono não reparador
- ◦ Reflexos diurnos como cansaço, fadiga e problemas para se concentrar.
No entanto, o celular pode não ser sempre um vilão, já que existem aplicativos que ajudam a relaxar e a controlar a qualidade e quantidade de sono.
Tudo indica que o desafio não é tanto o uso do celular na hora de dormir (embora isso não seja recomendado), mas o hábito de ficar constantemente em busca de estímulos.
Não por acaso, já se fala em vício em smartphones, que podem desenvolver dependência.
Por que o celular impacta no sono?
Vale considerar que o celular exerce efeitos negativos para o sono de duas maneiras.
Uma, porque representa uma fonte permanente de estímulos sensoriais.
O cérebro humano é programado para dormir somente depois que entramos em um estado de relaxamento que, com o uso contínuo do celular, deixa de acontecer.
Outra, porque as telas dos celulares emitem uma luz que, para o cérebro, é semelhante à luz do dia.
Assim, ele deixa de produzir a melatonina, o hormônio que prepara o corpo para dormir e que só é secretado na escuridão ou na penumbra.
Como usar o celular sem prejudicar o sono?
A partir do que vimos, pode-se dizer que nem sempre o celular é um inimigo do seu descanso.
O mais importante é que seja desenvolvida uma disciplina em relação à utilização do aparelho, evitando que ele se torne uma fonte inesgotável de estímulos.
Nesse caso, pode ser útil baixar aplicativos não só para monitorar o sono, como também para estabelecer limites de horários de uso e de desbloqueio de tela.
Deixe o celular de lado e foque no colchão ideal
Enquanto o celular tira o sono, os colchões da Maxflex ajudam você a recuperá-lo.
Eles são produzidos com látex 100% natural e em até seis tamanhos padrão para acomodar você com perfeição, não importa o seu tamanho e peso.
Conte sempre com a Maxflex para dormir bem e deixe para trás as noites mal dormidas!